blog

3 ferramentas de SEO essenciais

SEO (Search Engine Optimization) é uma poderosa estratégia de marketing digital para melhorar organicamente (sem pagar) o ranqueamento de sites em ferramentas de busca, de modo a aumentar o tráfego, gerar leads e oportunidades de vendas. 

Curiosamente, existem ferramentas que possibilitam trabalhar e implementar o SEO de maneira mais assertiva, gerando resultados expressivos de otimização em curto e longo prazos. 

Aqui, apresentamos três ferramentas de SEO que são poderosas aliadas na otimização de sites e conquista de melhor ranqueamento em buscadores, todas utilizadas por especialistas. Acompanhe e conheça quais são elas!

  

Google Search Console 

Trata-se de uma ferramenta de SEO gratuita do Google. Inicialmente, foi lançada e batizada como Webmaster Tools, mas em 2018 foi relançada como Google Search Console em uma proposta de ampliar seu público, sem focar apenas no lado técnico e profissional. 

O Google Search Console oferece recursos que permitem monitorar o desempenho de sites nas pesquisas feitas no Google. A ferramenta analisa páginas, apresenta uma lista de problemas e formas de solucioná-los para se destacar em resultados de busca e aumentar o tráfego. 

Entre os principais pontos analisados e possíveis sugestões de melhoria estão alterações de SEO em páginas, linkagem interna, estratégia de backlinks, problemas no código HTML, velocidade de carregamento, entre outros. 

O usuário do Google Search Console também consegue saber se o Google rastreia e encontra um determinado site, além de visualizar dados de tráfego, abrangendo desde a frequência em que o site aparece em resultados de busca até quais consultas mostram o website.

  

SEMrush 

O SEMrush é uma ferramenta de SEO que faz análise de palavras-chave, de domínio do site e da concorrência. Na prática, isso significa que possibilita encontrar as keywords perfeitas para cada ação de marketing digital, identificar pontos de melhoria no site e monitorar a atuação de concorrentes. 

Além disso, permite realizar análises comparativas e possui uma função para preparação de relatórios personalizados, para registrar, organizar grande volume de dados, monitorar e reportar informações relevantes. 

Há um detalhe importante sobre o SEMrush: a ferramenta completa, com todas as suas funções, é paga. Existe uma versão gratuita, mas com recursos limitados, portanto, ao utilizá-la não será possível aproveitar tudo o que o SEMrush pode oferecer. 

Caso queira ver como a ferramenta funciona antes de fechar a contratação, é possível fazer um teste gratuito de sete dias em um dos planos oferecidos pelo SEMrush.

 

Google Trends

 O Google Trends é uma ferramenta gratuita que disponibiliza para criadores de conteúdo e especialistas de inbound marketing os assuntos e palavras-chave mais pesquisados em sua plataforma de pesquisa, seja em tempo real ou diferentes períodos. 

Além disso, também possibilita realizar comparações entre termos de pesquisa, avaliar progresso e sazonalidade durante períodos, especificamente desde 2001, efetuar consultas por país, categoria e tipo de busca. 

Esta é uma ferramenta interessante para profissionais e agência de SEO porque permite identificar tendências entre os usuários da plataforma de busca e desenvolver conteúdos mais assertivos, que possibilitem melhor ranqueamento e facilitem que uma determinada empresa, produto ou serviço seja encontrado na internet.