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Benefícios do esporte para a primeira hora

Todos os dias vos estamos falando em Coisas de Saúde sobre a importância que você tem que fazer exercício físico. Te permitirá viver mais, sentir-se melhor, prevenir o aparecimento de doenças, ter mais energia, tonificar os músculos, vê-lo melhor e eliminar o stress. Nunca é tarde para começar, não importa seu sexo, nem idade, nem a sua condição física. Isso sim, com a chegada do verão, há que ter cuidado com as altas temperaturas para evitar possíveis riscos para a nossa saúde. É muito importante escolher a hora certa para correr ou fazer qualquer outro esporte. O mais aconselhável será realizar exercício físico nas primeiras horas da manhã. Se não for possível, deve-se evitar as horas de maior calor. Do mesmo modo, há que prestar muita atenção para a hidratação, já que com as temperaturas altas se acentua a perda de líquidos. O correto é beber antes, durante e depois do exercício. Do mesmo modo, não devemos esquecer a proteção solar se vamos realizar a atividade física ao ar livre. Além disso, como já vimos, é importante saber quando é o melhor momento para realizar qualquer exercício físico. Neste sentido, levantar-se cedo para exercitar o nosso corpo nos oferece um grande número de benefícios. Foi demonstrado que a prática esportiva à primeira hora da manhã nos ajuda a melhorar o humor, acelera a eliminação de líquidos e regula o ritmo circadiano. No entanto, as obrigações diárias e os compromissos muitas vezes nos impedem de dedicar um tempo para nós a primeira hora para a prática esportiva. No nosso caso, não nos devemos preocupar, já que temos muitas mais horas ao longo do dia para fazer esporte. Isso sim, antes de sair de casa, é aconselhável tomar um bom pequeno-almoço que nos forneça a energia necessária para o exercício de, pelo menos, uma hora antes de começar. É importante não pular este conselho, já que se deve ter em conta que a maior parte da energia que nos traz a janta do dia anterior já foi usado quando chega a manhã, e o nível de açúcar no sangue pode ser baixo. Daí que, se não comemos, podemos nos sentir sem forças ou tonturas ao realizar qualquer tipo de exercício. É fundamental também que haja constância, já que, se você quebrar o nosso programa diário de exercícios, então será muito mais complicado voltar a adquirir a rotina. Para isso, a motivação é a nossa principal arma para combater o sedentarismo e evitar que se abandone o nosso treino diário. Para evitar que isso aconteça, é muito recomendável fazer desporto, à primeira hora da manhã, já que é o momento ideal para realizar qualquer tipo de atividade física. Embora o esporte é sempre benéfico para o nosso corpo e a nossa mente, quando este se realiza pela manhã, tiramos mais partido do esforço realizado. – Uma das principais vantagens de treinar a primeira hora do dia é que não nos surgem imprevistos que nos impedem de entrar em funcionamento. Se nós acordamos um pouco mais a cada dia para ir correr, andar ou fazer qualquer outro exercício, conseguimos uma continuidade no nosso programa de atividade física. – A atividade física melhora nuestroestado de ânimo, graças a produção de endorfinas. Estas moléculas são produzidas por uma pequena glândula situada na base do cérebro que é estimulada com o exercício físico. As endorfinas inibem as fibras nervosas que transmitem a dor, diminuem a ansiedade e aumentam a percepção de bem-estar. Assim, começar o dia ejercitándonos nos permitirá enfrentar o dia com uma boa dose de bom humor, já que os benefícios do exercício aumentam a atividade mental durante as 10 horas posteriores ao treinamento. – O esporte a primeira hora, nos ajuda a regular o ritmo circadiano, que é o que regula o ciclo sono-vigília que se repete constantemente na nossa vida. Pelo contrário, fazer desporto, a última hora do dia, não e recomendado para as pessoas que têm dificuldade para conciliar o sono, já que pode provocar uma ativação de nosso organismo. – Evitar o calor. A primeira hora do dia, o sol ainda não aperta, pelo que o exercício não é tão pesado. A temperatura agradável das primeiras horas da manhã nos permite evitar problemas de insolação ou desidratação do nosso corpo. Além disso, em seguida, teremos todo o dia livre para realizar outros planos. – O exercício pela manhã acelera também a eliminação de líquidos, por isso é muito recomendado para todas aquelas pessoas que queiram eliminar os quilos extras. Fazer exercício aeróbico ao começar o dia gera um consumo maior de gordura. Se, pelo contrário, o seu objetivo é melhorar a força, será mais eficaz, procure um oco nas horas centrais do dia. Dicas para o treino matutino Embora a prática esportiva a primeira hora tem muitos benefícios, é necessário seguir estas dicas para não colocar em risco a nossa saúde e para obter os benefícios, o mais rápido possível. Toma antes do treino: de acordo com o exercício que vai fazer modera a sua ingestão calórica, se é uma atividade leve um pequeno lanche te servirá para garantir os níveis mínimos de glicose no sangue necessário e se o treinamento será mais intenso, toma algo mais forte. Toma alguma coisa depois de entrar: Adapta o seu lanche para o exercício que você fez. Programa a hora: de se levantar, o banho, o café da manhã e o exercício. Um bom planejamento garante que você possa cumprir com seu objetivo sem agobiarte. Deixa preparado o material: Prepare tudo antes de deitar (a bolsa, a roupa, o monitor do ritmo cardíaco ou chinelos). Esta previsão evitará que se sinta preguiça quando soar o despertador.