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Cinco benefícios de dormir bem

Todos nós gostamos de dormir, especialmente quando se acorda depois de um sono reparador. No passado, dormir era um tema bastante ignorado pelos médicos e rodeado de mitos, mas, hoje, a situação mudou e cada vez se dá mais importância a uma boa noite de sono para a saúde geral e o bem-estar. De facto, está demonstrado que, quando as pessoas dormem menos de 6 ou 7 horas por noite, aumentam de forma considerável os riscos de sofrer de doenças. Os benefícios de dormir bem são inúmeros para a saúde. Vejamos alguns dos mais importantes: – Dormir bem mantém nosso coração saudável Os ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais são mais comuns durante as primeiras horas da manhã. Este fato pode ser explicado pela forma em que o sonho interage com os vasos sanguíneos. A falta de sono tem sido relacionado com o agravamento da pressão arterial e o colesterol, que são dois dos principais fatores de risco de sofrer uma doença cardíaca e acidente vascular cerebral. Nosso coração será mais saudável se dormir entre 7 e 9 horas de sono a cada noite. – Dormir previne contra o câncer As pessoas que trabalham no turno da tarde têm um risco maior de sofrer de câncer de mama e de cólon. Os investigadores acreditam que esta relação se deve aos diferentes níveis de melatonina em pessoas que estão expostas à luz durante a noite. Esta exposição à luz reduz o nível de melatonina, um hormônio que nos ajuda a dormir e acredita-se que nos pode proteger contra o câncer. De acordo com as últimas pesquisas, a melatonina parece suprimir o crescimento de tumores. Daí que seja importante dormir em um quarto escuro. – Dormir reduz o stress Quando o sonho é deficiente, o corpo entra em um estado de estresse. Todas as funções do corpo são postos em estado de alerta, provocando um aumento da pressão arterial e a produção de hormônios do estresse. Estas últimas fazem com que seja mais difícil dormir de forma correta. É importante aprender técnicas de relaxamento para combater os efeitos do estresse e assim poder desfrutar de um sono profundo. – Um descanso correto reduz a inflamação O aumento de hormônios do estresse também faz com que se aumente o nível de inflamação do nosso corpo, assim como um maior risco de sofrer de doenças relacionadas com o coração, câncer e diabetes. Pensa-Se que a inflamação é uma das principais causas da deterioração do corpo à medida que envelhecemos. – O sonho reforça a nossa memória Os pesquisadores não podem explicar ainda de forma clara os motivos que nos levam a dormir e sonhar, mas sim que se sabe que o processo de consolidação da memória ocorre durante o sono. Enquanto o nosso está em repouso, o cérebro está ocupado processando o dia, as conexões entre todos os eventos, as entradas sensoriais, sentimentos e memórias. Um bom sono é fundamental para que o cérebro possa criar memórias e links. Quanto melhor for a qualidade do sono, mais fácil será se lembrar e processar as coisas.