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Desfrute de um autêntico Brunch saudável

Com o verão mudam nossos hábitos diários e horários, gostava mais da noite e nós costumamos acordar tarde, o que faz com que nosso organismo note as conseqüências dessas mudanças. Daí que, nesta época, são comuns os problemas de prisão de ventre e desidratação. Neste sentido, uma excelente maneira de manter o corpo saudável e hidratado está no brunch: uma refeição de fim de semana, que combina o café da manhã e o almoço tradicional. A prática do brunch está muito arraigada nos países anglo-saxões. A própria palavra já nos dá uma pista sobre o que é, já que é uma fusão entre a "breakfast" (café da manhã) e lunch (almoço). Em Portugal chegou já faz um tempo e já são muitos os bares e restaurantes que acolheram este novo fenómeno e o oferecem em suas cartas, em especial nos fins de semana. O brunch é uma ferramenta ideal para recarregar as energias que perdemos durante toda a semana, utilizando, para isso, lácteos, frutas e proteínas, sem exceder 40% da ingestão calórica do dia. Esta refeição também permite desfrutar com tranquilidade e acompanhado de quem nós queremos de frutas recém-cortada, uma torrada com queijo fresco, um ovo beneditino ou um pão recém-assado, sem a necessidade de sair de casa e cuidando de nossa nutrição. Sim, há que ter cuidado na hora de experimentar o brunch, já que se não atendemos o estado de nosso corpo, podemos cair em uma armadilha pouco saudável. Se o brunch obedece às necessidades de nosso corpo não tem por que ser prejudicial, desde que a ingestão calórica seja moderada e está em sintonia com a atividade que vamos realizar. Ou seja, não será conveniente, por exemplo, comer um generoso brunch se depois vamos estar sentados na praia. Segundo o nutricionista do GO fit, Alex Silva, se deve desfrutar o brunch e negociar a ingestão calórica do dia, da seguinte forma: no máximo, 40% no brunch, um 20-30% na segunda refeição e, por último, deixar 15% a 20% restante para o final do dia. Um brunch completo ideal para ativar o nosso organismo No momento de descansar é quando o nosso ciclo circadiano centra-se em reparar os tecidos e crescer, sobretudo em crianças. Se submetemos nosso corpo a um jejum prolongado, podem diminuir esses processos. Daí que seja tão importante realizar um bom pequeno-almoço, nutritivo e saudável, já que, deste modo, estaremos ajudando o nosso organismo a enfrentar um novo dia cheio de atividade física e intelectual. Alimentos do brunch Se optamos por um brunch, para que este seja saudável deve contar com os seguintes alimentos: Frutas e legumes: nos dão um extra de hidratação, fibras, vitaminas e minerais, com um grande efeito antioxidante. Proteínas de fácil digestão: podemos encontrá-las em carne de aves, ovos ou peixe. Nos ajudam para a manutenção estrutural do organismo, bem como ao bom funcionamento hormonal e imunológico. Farináceos: podemos ingerir através das diferentes variedades de pão, arroz ou massas... para O bem dos produtos farináceos é que nos fornecem energia de lenta assimilação. Lácteos: são uma grande fonte de proteína e de cálcio. Não importa se o consumo em iogurte, batido de fruta, queijo freso. Exemplo de brunch Um exemplo de brunch muito saudável seria composto por estes três pratos: Salmorejo: este prato 100% mediterrâneo de nosso país é ideal para começar o dia com energia. Feito com bastante tomate, um pouco de miolo de pão, um pouco de azeite de oliva, vinagre e uma pitada de alho. Se adicionamos umas aparas de bom presunto e ovo cozido, teremos um prato saboroso e nutritivo. Tabule com hortelã: após o café da manhã maravilhoso, adicionamos a este brunch saudável um prato exótico típico de Marrocos. Um verdadeiro cuscuz feito com legumes frescos e regado com um pouco de sumo de limão e umas folhas de hortelã. Este prato vai refrescar o nosso corpo e facilitar a nossa digestão. Salada de frutas: para terminar o prato estrela que nos ajudará a hidratar o nosso corpo, depois dos excessos da noite. Curta um pouco de abacaxi, laranja, morango, banana, melancia, melão e riégalo com um pouco de suco de mirtilo. Uma boa dose de antioxidantes retornará para o nosso corpo, o brilho e a energia perdida. Este brunch 100% natural nos ajuda a nos sentirmos renovados e cheios de vitalidade. Além disso, é recomendável acompanhá-lo com água rica em bicarbonato de sódio para ajudar a neutralizar a acidez do nosso corpo. Um brunch completo ajuda o nosso organismo a enfrentar o dia de atividade cheio de energia.