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Espelta: definição e benefícios

A espeltao espelta é parente próximo do trigo, e com ela se podem elaborar pães, cereais e massas, entre outros, sejam eles brancos ou integrais. Sua origem vem de há mais de 6.000 anos e fornece nutrientes benéficos, que podem fazer parte de uma dieta saudável. A espelta é uma alternativa ao trigo, já que se tolera muito melhor, e tem menos calorias do que este último. O inconveniente é que, como é parente do trigo, que contém glúten, por isso não é adequado para pessoas com alergias diagnosticadas ou doença celíaca. Nutrientes de espelta Entre seus nutrientes, destacam-se os seguintes: -Contém vitaminas do grupo B, como a B1, B2, em especial, B3, B6 e B9, que ajudam na produção de energia e de glóbulos vermelhos, entre outras, e fornece antioxidantes, como a vitamina E e beta-caroteno. Entre os minerais destacam-se o ferro, que ajuda a evitar a anemia por deficiência de ferro, também apresenta potássio, magnésio, fósforo e manganês. Uma xícara de espelta cru fornece cerca de 20 gramas de fibra, algo menos do que a dose diária de que necessitam as mulheres de menos de 50 anos, e ajuda a manter o sistema digestivo saudável e a reduzir o colesterol. Possui uma boa quantidade de proteínas, e contém os oito aminoácidos essenciais, o que é, além de saudável, muito interessante para aquelas pessoas que tem uma dieta vegetariana. Benefícios que proporciona a espelta Possui os seguintes benefícios, graças ao seu conteúdo em nutrientes: -Retarda o processo de aterosclerose, que é o endurecimento das artérias causado pelos altos níveis de colesterol e contribui para aumentar o risco de doença cardiovascular. A vitamina B3 pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol total e a reduzir a formação de coágulos de sangue. -Cerca de 56 gramas de espelta pode fornecer a 24% do valor diário de niacina e a fibra contida na espelta pode ajudar a reduzir o colesterol total e os níveis de LDL. É interessante que se consuma a espelta integral, pelo menos, diariamente, em especial as pessoas que sofrem de colesterol alto, hipertensão ou doença cardiovascular, já que ajuda a retardar o processo de aterosclerose. -A espelta ajuda a diminuir a frequência das enxaquecas, pelo seu conteúdo em vitamina B2, comer somente cerca de 60 gramas de pão ou outro produto cozido de espelta integral irá fornecer mais de 75% do valor diário de vitamina B2 -Ajuda a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, porque consumir espelta regularmente, entre outros cereais integrais são uma grande fonte de magnésio, o que ajuda a controlar o açúcar no sangue. -Evita, em grande parte, a formação de cálculos biliares, porque a espelta é rica em fibras insolúveis, que além de acelerar a velocidade com que se movem os alimentos através do intestino, reduz a secreção excessiva de ácidos biliares, que contribuem para a formação de cálculos biliares, também a fibra insolúvel aumenta a sensibilidade à insulina e diminui os triglicerídeos. -A espelta contém linhanos, um composto benéfico, que impedem o desenvolvimento de tumores, como o câncer de mama, próstata e cólon. Também contribuem para uma boa saúde cardiovascular, ajudando a reduzir os sintomas da menopausa e da osteoporose. -Graças à fibra contida na espelta integral, ajudam a proteger contra o câncer de mama, especialmente em mulheres na pré-menopausa que consomem ao menos 13 gramas de fibra por dia. -É adequado para pessoas com problemas digestivos e para aquelas que sofrem de síndrome do intestino irritável, devido à combinação de um alto conteúdo em fibras e com baixo teor de glúten, sendo mais digestivo do que o trigo comum. -São ricos em fitoestrógenos, que são compostos vegetais que podem afetar positivamente os níveis de colesterol no sangue, a elasticidade dos vasos sanguíneos, o metabolismo ósseo, e outros processos metabólicos celulares.