blog

Novo medicamento para a diabetes pode ajudar as pessoas com obesidade a perder peso

O composto, semaglutido, tem uma estrutura química muito semelhante à hormona peptídeo 1 semelhante ao glucagon (GLP-1), que regula tanto a secreção de insulina como o apetite. Em dezembro, a Food and Drug Administration dos EUA aprovou a injeção de Semaglutida Ozempic como adjuvante uma vez por semana da dieta e do exercício para melhorar o controle glicêmico em adultos com diabetes tipo 2.

O novo estudo incluiu 957 participantes, 35 por cento dos quais eram do sexo masculino. Todos os participantes tinham um índice de Massa Corporal (IMC) de pelo menos 30, mas não tinham diabetes. Foram distribuídos aleatoriamente por sete grupos diferentes. Cinco grupos receberam doses diferentes de semaglutida (entre 0, 05 mg e 0, 4 mg) por injecção uma vez por dia; um sexto grupo recebeu um placebo e um sétimo grupo recebeu 3 mg do medicamento para a diabetes liraglutida. Todos os participantes receberam dieta mensal e aconselhamento de exercícios.


Após um ano, todos os participantes que receberam semaglutide tinham perdido um peso significativamente maior do que os que receberam placebo. Quanto maior for a dose recebida, maior será a perda média de peso. Participantes que receberam 0,05 mg de semaglutide diário perdido uma média de 6.0 por cento do seu peso corporal; a 0,1 mg grupo perdeu, em média, 8,6%; 0,3 mg grupo perdeu, em média, 11,2 por cento; e aqueles que receberam uma dose diária de 0,4 mg perdeu uma média de 13,8 por cento. Os que receberam liraglutida perderam uma média de 7, 8% do seu peso corporal, enquanto os que receberam o placebo perderam apenas 2, 3% em média.