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O que fazer para tratar a Osteopenia?

A osteopenia é aquela condição em que a densidade óssea é mais baixa do que o normal, mas não suficiente para ser diagnosticada como osteoporose, situação onde os ossos se tornam tão frágeis que são propensos a fraturar-se com facilidade. As pessoas com osteopenia sofrem risco de fraturas de osso, mas em menor grau do que as que sofrem de osteoporose. Hoje, através do nosso blog de Saúde, vos temos que fazer para tratar a osteopenia. Causas da osteopenia Os fatores de risco que predispõem ao desenvolvimento de osteopenia incluem a predisposição genética e familiar, causas hormonais, que ocorrem geralmente em mulheres depois da menopausa, fumar, beber álcool em excesso, imobilidade, certos medicamentos, como corticosteróides, e antiepilépticos, má absorção devido a condições como a doença celíaca e inflamação crônica devido a condições médicas como a artrite reumatóide. Tratamentos naturais de osteopenia Os melhores tratamento naturais de osteopenia são os hábitos de vida saudável, como os que propomos abaixo: DIETA -Se precisa de uma dieta rica encalcioy vitamina D. -Os alimentos ricos em cálcio incluem vegetais verdes como brócolis e a couve, tofu, produtos lácteos, como iogurte, queijo, sorvete, leite magro e peixes como sardinha e salmão. -O corpo produz a sua própria vitamina D quando a pele é exposta à luz solar. Alguns alimentos contêm naturalmente vitamina D: peixes como o salmão, o atum e a cavala, óleo de fígado de peixe, queijos e produtos lácteos, gema de ovo, abacate e cereais fortificados para o café, sumos de frutas ou de produtos lácteos também fortificados. EXERCÍCIO FÍSICO Assim como os músculos , osso se torna mais forte quando se faz exercício e o melhor exercício para os ossos entre eles é o exercício com pesos, mas também ajudam as caminhadas, subir escadas e dançar. EVITE ÁLCOOL E TABACO -Os estudos têm demonstrado uma relação direta entre o tabagismo e a densidade óssea diminuída. Por isso, deixar de fumar pode ajudar a limitar a perda óssea. -O excesso de álcool também pode interferir com o equilíbrio do cálcio no seu corpo e afetar a produção de hormônios e vitaminas que desempenham um papel importante na saúde dos ossos. REDUZIR O CONSUMO DE SAL E CAFEÍNA Para melhorar a saúde dos ossos, é importante consumir bebidas sem cafeína e reduzir o conteúdo de sal nos alimentos. SUPLEMENTOS NATURAIS -Embora o médico pode recomendar medicamentos se tem quebrado um osso, há uma série de suplementos nutricionais e plantas medicinais, que podem ajudar a manter os ossos fortes. -Os principais são os suplementos de cálcio e vitamina D, pelo que é imprescindível receber o cálcio na dieta e tomar sol. No caso de tomar suplementos naturais, a maioria dos adultos devem receber entre 1.000 e 1.200 miligramas de cálcio e 400 e 1000 UI de vitamina D por dia. -Outros suplementos nutricionais que podem ajudar a fortalecer os ossos são o boro, cobre, ácidos graxos Ômega - 3, ácido fólico, vitaminas B6 e B12 e minerais como o manganês, silício, estrôncio e zinco. PLANTAS MEDICINAIS As plantas medicinais que podem ser de utilidade para a osteopenia são, por exemplo, o cohosh preto, trevo vermelho e rabo de cavalo, entre outras.