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Transtorno obsessivo compulsivo: sintomas e tratamentos

O comportamento obsessivo-compulsivo é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos indesejados, incontroláveis, hábitos e rituais repetitivos, que se sentem obrigados a fazer. As pessoas com este transtorno reconhecem que os seus pensamentos são irracionais, mas sentem-se incapazes de resistir e livrar-se deles. Esse distúrbio faz com que o cérebro fique bloqueado em um pensamento ou desejo, como verificar o fogão vinte vezes para se certificar de que está realmente desligado ou lavar as mãos uma e outra vez, para certificar-se de que estão bem limpas. Sintomas do transtorno obsessivo compulsivo A maioria das pessoas que sofrem de transtorno obsessivo-compulsivo têm tanto obsessões como compulsões, mas algumas experimentam apenas uma delas. Sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo: Pensamentos obsessivos – Pensamentos de sexo explícito e imagens violentas. – Medo de contaminação por germes ou outros poluentes. – O medo de causar dano a si mesmo ou aos outros. – Medo de perder ou não ter coisas que você possa precisar. – Ideias excessivas sobre questões religiosas ou morais. – Superstições, com uma excessiva atenção a algo que pode dar uma boa ou má sorte. – Gosto pela ordem e simetria exagerado. Sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo: Comportamentos compulsivos – Excesso de controle das coisas, como verificar fechaduras, interruptores de luz, torneiras ou eletrodomésticos. – Acúmulo de lixo ou bens inservíveis. – Verificar que os entes queridos estão a salvo. – Orar em excesso ou participar em rituais por temor religioso. – Repetir certas certas palavras, ou realizar certas ações sem sentido, para reduzir a ansiedade. – Passar um excessivo tempo de limpeza ou de excessiva classificação. Tratamento do transtorno obsessivo compulsivo A terapia cognitivo-comportamental é, muitas vezes, o tratamento mais eficaz para tratar o transtorno obsessivo-compulsivo, podendo ser usados antidepressivos em combinação com a terapia, mas raramente é eficaz no alívio dos sintomas deste transtorno. 1) Terapia cognitivo-comportamental A terapia cognitivo-comportamental para o transtorno obsessivo-compulsivo tem dois componentes: A exposição e prevenção de resposta implica a exposição repetida a fonte que provoca a obsessão, por exemplo, se a pessoa lava as mãos compulsiva e repetidamente, é possível que se peça tocar o guiador da porta e, em seguida, evitar lavar as mãos. Como a pessoa se sente com a ansiedade, a necessidade de lavar as mãos, pouco a pouco, ele vai desaparecer por si só. A terapia cognitiva, que se concentra em pensamentos catastróficos e o exagerado senso de responsabilidade que se sente. 2) auto-Ajuda para o transtorno obsessivo-compulsivo É importante: -Centrar a sua atenção e, quando estiver experimentando pensamentos obsessivo-compulsivos, tente mudar a sua atenção para outra coisa e fazer pelo menos durante 15 minutos em algo que você gosta para atrasar o impulso, tentando atrasá-lo cada dia mais.. -Escrever seus pensamentos e preocupações filmes, quantas vezes for necessário, mesmo que repita a frase uma e outra vez, porque, assim, irão perder o seu poder. -Adiantar-se aos seus impulsos. Você pode se antecipar aos seus impulsos compulsivos antes de surgirem para poder aliviá-las, colocando especial atenção da primeira vez, e criando imagens mentais sólidas. Faça uma nota mental, repetindo a si mesmo. -Criar um período de preocupação das obsessões, desenvolvendo o hábito de reprogramação. Escolha um ou dois períodos de preocupação cerca de 10 minutos a cada dia, uma hora e um lugar e concentre-se apenas em pensamentos ou impulsos negativos, e não tente corrigi-los, e retorna às suas atividades normais. Quando abordam os pensamentos, é bom escrevê-los e seguir com o seu dia-a-dia e verificar a sua lista de preocupações durante o período que lhe corresponde e reflete sobre os pensamentos que você marcou, mas só deve se preocupar com o tempo que foi estipulado para o período de preocupação. -Gravar em uma fita ou pc suas obsessões. Concentre-se em uma preocupação ou obsessão específica e guarde-o em um gravador, ou no seu pc e conta a frase tal como se vem à mente. Depois reproduza a fita uma e outra vez durante 45 ou 50 minutos cada dia, até que não se sinta tão angustiado. Isso deve fazer com cada obsessão.