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Vida Saudável: descanso, relaxamento e meditação

O estresse se tornou nosso companheiro de viagem, permanecendo ao nosso lado, mesmo nos momentos pensados para o nosso tempo livre. O descanso e o relaxamento do corpo e da mente são hábitos de vida saudável, que nos fornecerão a paz e o conforto que precisamos. O ritmo frenético com que empreendemos diariamente nossas atividades cotidianas, seja para tomar café, ir ao nosso posto de trabalho, recolher as crianças da escola, fazer o almoço e o jantar, preparar os exames ou ir a um jantar ou uma reunião de trabalho, acaba por alterar de tal forma o nosso sistema nervoso, que, muitas vezes, nós não sabemos o quanto é prejudicial que esta atitude pode ser para a nossa própria saúde, a médio ou longo prazo. Vida saudável: Descanso A juventude, muitas vezes, nos impede de ver mais além do perigosos que podem ser determinados hábitos de vida para o nosso bem-estar, tanto físico como mental, até o momento em que nos ameaça de uma doença, cujo tratamento necessita de toda a rapidez e eficácia necessárias na hora de combater os sintomas e proteger o nosso organismo. Embora não nos percatemos, um terço de nossa vida aquilo que dedicamos a dormir as horas de sono que nosso corpo e mente precisam, no intuito de se recuperar do esforço e o ritmo acelerado a que fomos submetidos, ao longo do dia. Por essa mesma razão, estas horas de sono desempenham um papel fundamental em sua recuperação e reposição da energia investida no dia anterior. Se não descansamos as horas necessárias, teremos que enfrentar o dia seguinte, mas sem a vitalidade carregada durante a noite. Quando o intervalo não é correto, o corpo e a mente irá ressentir-se sobremaneira. A coluna vertebral é uma das partes do corpo que mais demanda um descanso para rehidratarse, dado que é a área que mais suporta o peso corporal e qualquer esforço despendido nas atividades do nosso dia-a-dia. Essa falta de sono pode acabar afetando a realização dessas atividades, as nossas relações com os outros, seja no trabalho ou com os nossos entes queridos, o nosso humor e estado de espírito, até o ponto de que reduzirá nossa eficiência, produtividade ou, até mesmo, causar acidentes desnecessários. Além de dormir as horas de sono adequadas, o que para os adultos é situarían, conforme os casos, entre as 7 e as 8 horas mais ou menos, temos de tentar encontrar um momento ao longo do dia para se dedicar por inteiro a relaxar. Esta pequena fração de tempo será essencial. Vida saudável: Relaxamento Para empreender nossa própria sessão de relaxamento, em primeiro lugar, é imprescindível procurar um lugar que inspira paz e tranquilidade absoluta, ou seja, longe do ruído, se possível, da poluição e da aglomeração de pessoas. Uma vez que tenhamos encontrado o lugar ideal, vamos nada acontece sobre uma superfície confortável ou sobre o colchão de nossa cama, se temos a possibilidade de fazê-lo. Uma vez feito isso, vamos tumbarnos sobre as costas, com as mãos caídas e as pernas separadas, sem manter cruzada nenhuma parte do nosso corpo para evitar esforços e que a energia possa fluir de forma natural. A nuca e o pescoço devem estar retos, boca fechada, mas sem pressionar os dentes, e os olhos fechados. Realiza respirações profundas, para o qual inhalaremos do abdômen para obter todo o ar limpo e fresco que precisam de nossos pulmões. Este exercício de respiração pode fazer mais comodamente sentado em uma cadeira com as costas retas. Coloca uma mão no peito e outra na barriga. Quando inhales, a tua mão no estômago deve levantar-se, enquanto que a outra tem de fazê-lo ligeiramente. Depois de inspirar profundamente, exala pela boca. Para criar um ambiente agradável, diminui o brilho da luz da sala ou se você se encontra em plena natureza, busca a sombra de alguma árvore e um colchonete para realizar o exercício. Procura levar uma roupa mais confortável possível, e procurar uma determinada hora ao longo do dia para que seu corpo se adapte a este novo hábito de vida saudável. É conveniente a ausência de temperaturas extremas, para que esteja o mais confortável possível ao longo de sua sessão de relaxamento, que durará cerca de 15 ou 20 minutos. Procure não acumular pensamentos em sua cabeça sobre o que você tem que fazer nas próximas horas, evade seus interesses e transfere sua mente para um local de sonho que gostaria de ir ou de um determinado momento que você gostaria de viver. Quando terminar a sessão, não se levantar bruscamente, faça três respirações profundas, abre os olhos, esticar os músculos e levanta-te devagar. Relaxamento nos fornece um nível maior de consciência, relaxa a nossa pressão sanguínea, melhora a oxigenação, a nossa resistência aos esforços, capacidade de aprender, memorizar e concentrar-se, e, é claro, acalma o nosso sistema nervoso e alivia o estresse. Vida saudável: Meditação Por sua parte, a meditação também pode nos ajudar a combater o stress acumulado no nosso organismo. Podemos meditar em qualquer momento do dia, sem investir muito tempo nesta tarefa. Assim, por exemplo, nós podemos fazê-lo enquanto caminhamos, com foco no aspecto físico de cada passo que damos, ou seja, apreciar cada pequeno detalhe como a brisa do vento acariciando seu rosto ou a ponta do pé que toca o chão. Também o poderá fazer enquanto come, prestando a máxima atenção ao que ingere, sem a distração de televisão ou o computador do meio. Come devagar e concentre-se em cada pedaço pequeno. Naturalmente Truvia você vai encontrar algumas dicas essenciais para levar uma vida saudável, ao mesmo tempo que lhe fornece informação prática para que você possa realizar suas próprias receitas e adotar uma alimentação equilibrada. Em seu espaço digital você encontrará as últimas novidades relativas a eventos ou iniciativas empreendidas para a melhoria de nossa saúde e bem-estar. Mas vós?, que fazeis para adotar uma vida saudável?